quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Alterações e Música Erudita à mistura

Esta semana, entre formação e novos projectos, não houve muito tempo para colocar ainda as sugestões musicais desta semana. Como provavelmente ainda não tiveram tempo para digerir as da semana passada, vou contar-vos um pouco do rebuliço, leia-se encontro imediato de 3º grau, que o meu sistema teve. Tive a felicidade de na passada semana disfrutar em minha casa de um amplificador de potência a válvulas que muito me satisfez em termos de sonoridade, traduzindo-se literalemente em horas de prazer.


Este amplificador não representa nenhuma marca conhecida, ou referência de mercado, mas nasceu de um projecto DIY (Do It Yourself). Todos somos relativamente cépticos a este tipo de projectos, e temos tendência a olhar para reviews, para as marcas disponiveis no mercado e para o que vem de fora, ao invés de simplesmente escutarmos ... Felizmente existe ainda empreendorismo nesta àrea e em Portugal. Este amplificador leva 2-3 meses a construir mas é garantidamente uma das minhas próximas aquisições.

Os aparentemente "magros" 13W anunciados como potência máxima do amplificador, just rocked my world... seja devido ao facto de os amplificadores a válvulas terem também uma sonoridade muito própria, seja o facto de as harmónicas pares nos serem apresentadas de outra forma e por isso mais agradaveis à audição, o que é facto, é que os ganhos relativamente ao amplificador de potência que tenho actualmente foram verdadeiramente audiveis e os ganhos sónicos foram qualitativos e quantitativos.

(re)Descobri coisas novas em música velha (é o meu cliché mas gosto dele)... O controlo excepcional, bem como a presença e extensão do grave, um controlo nitido e transversal nos diversos espectros de frequências fizeram toda a diferença, notei também uma maior suavidade e alguma subtileza na gama média e aguda sem no entanto se perderem qualidades na apresentação das vozes e guitarras... permite ao ouvinte estar muito mais concentrado na música que no Hi-Fi propriamente dito, para ser verdadeiro.

Agradou-me pela positiva a coerência que este elemento trouxe ao meu sistema e fica como sugestão para esta semana uma excelente gravação da Divox quer a nível musical quer a nivel sónico, que digeri durante as minhas audições. Le Humane Passioni, é uma obra cativante que nos agarra ao sofá após ouvirmos as 2 primeiras faixas, Il favorito em Mi menor RV 277 e L'amoroso, demonstram bem o talento de Vivaldi, que como sabem não se limita às 4 Estações!...

Não há desculpa melhor para ficar em casa... aproveitem a chuva e boas audições...

Sem comentários:

Enviar um comentário