terça-feira, 22 de março de 2011

Sugestão (atrasada) da semana

Nem sempre o tempo nos permite desfrutar e partilhar o que de melhor temos nas nossas prateleiras. Longe de ser uma referência em termos audiófilos, apesar de musicalmente ser excepcional, We Live Here, é um trabalho que comporta uma linguagem musical partilhada por um grupo restrito de pessoas que vive e sente a musica de uma forma inigualável.

Produzido pela Geffen Records em 1995, é uma mostra do que o Pat Metheny Group faz de melhor, se bem que existem outros trabalhos de referência deste aclamado projecto. A pandilha que constitui este projecto conta com o próprio Pat Metheny, Steve Rodby, Lyle Mays, Paul Wertico, a voz inconfundivel de David Blamires, Armando Marçal, Mark Ledford e Luis Conte.

Uma palavra de apreço para Pedro Aznar que deixou de fazer parte deste projecto em 1992, porque este senhor tem efectivamente uma voz surreal.

São todos músicos de topo que construiram o seu próprio universo musical, e ao invés de falar particularmente de cada um deles vou falar um pouco do Pat Metheny Group. Foi fundado em 1977 por Patrick Bruce Metheny e por Lyle Mays. Steve Rodby que passou a ocupar um papel preponderante na produção apenas se juntou ao projecto em 1980. Muitos talentos passaram por este projecto, como Jaco Pastorius, Bob Moses, o baterista Danny Gottlieb, Marc Egan (outro grande baixista), entre outros.

Curioso o comentários sobre a participação do Jaco no album Bright Size Life, que oiço com alguma regularidade:

"At the same time, Jaco and I were both really on a mission to find a way to play and find a way to present our instruments in an improvisational environment that expressed our dissatisfaction with the status quo at the time."- Pat Metheny

São sem sombra de dúvida uma das melhores bandas de fusão do mundo. Disfrutem!

Sem comentários:

Enviar um comentário