sexta-feira, 30 de março de 2012

Sugestão da Semana

Quando foi a ultima vez que ouviu falar de banjo? Ou quando foi a ultima vez que ouviu um banjo? Normalmente associado á cultura popular americana, ao Folk, Country e Bluegrass, o banjo é um instrumento adaptado de vários instrumentos africanos.

Béla Anton Leos Fleck é talvez o tocador de banjo mais inovador e tecnicamente proficiente. Este americano nascido a 10 de Julho de 1958 em Nova Iorque, mais conhecido por Béla Fleck, conheceu o banjo quando ouviu pela primeira vez Earl Scruggs e recebeu o seu primeiro banjo do seu avô em 1973.

Conjuntamente com o virtuoso do baixo elétrico Victor Wooten, Béla Fleck formou em 1988 a banda Béla Fleck and the Flecktones.

Acompanhado do irmão de Victor Wooten, Roy "Future Man" Wooten, Howard Levy and Jeff Coffin, gravaram um álbum de estúdio em 1998, que é para mim mítico - Left of Cool. É justamente este álbum que vos apresento esta semana. Algures entre as raízes americanas do Folk e do Bluegrass, Left of Cool é também património da World Music e da Fusão, numa mixórdia musical de alto nível, que tudo permite.

Conta com a participação de Dave Matthews e Amy Grant. Digo-vos apenas que é uma pérola, quer pela qualidade da captação, quer pela musicalidade. Digam lá se Big Country não faz lembrar o Grand Canyon...

Sem comentários:

Enviar um comentário