terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sugestão da ultima semana de 2010

Esta semana vou dar destaque especial a um grande senhor do jazz fusão, fundador de um dos melhores projectos de fusão de sempre, e exímio baixista. Conheço felizmente a totalidade da sua discografia e os registos são no minimo impressionantes, tendo em conta que é possivel "observar" ou "ouver" a evolução de cada um dos elementos deste projecto. Falo-vos dos Yellowjackets.

Dispensam apresentações e originalmente denominavam-se The Robben Ford Group, visto que um dos elementos era o famigerado guitarrista Robben Ford. Em 1977, data da formação da banda faziam parte deste projecto os seguintes elementos: Russell Ferrante, Ricky Lawson e Jimmy Haslip. Sem me alongar muito na longa história desta banda, quando Robben Ford decidiu sair do projecto o saxofonista Marc Russo ocupou o seu lugar e mais tarde Will Keneddy substituiu Ricky Lawson na Bateria. Estava criada a magia...

Desde 1986 que começaram a gravar para a MCA/ GRP (editora de grandes nomes do jazz) e só anos mais tarde, Marc Russo deu lugar a Bob Mintzer.

Mas o destaque desta semana vai para o baixista Jimmy Haslip. Senhor de uma técnica inconfundível no baixo eléctrico e fretless, seguidor do seu caminho mas com notórias influências de Jaco Pastorius, gravou alguns registos a solo, e o registo que aqui vos deixo como sugestão espelha a sua enorme capacidade quer como compositor quer como executante ou intérprete.

Chamou para este album muita gente conhecida do Jazz como Michael Brecker, John Scofield, entre outros. O album tem por nome ARC e pretende ser uma ponte entre várias visões musicais, uma obra de arte e uma excelente gravação da Grusin & Rosen Productions (GRP).

Continuação de boa música para 2011!

Sem comentários:

Enviar um comentário