terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Primeira Sugestão musical para 2011

Mudam-se os tempos mudam-se as vontades e o IVA... mas a verdade é que a música continuará sempre a fazer-nos companhia... com isto em mente é justo apresentar aqui um senhor, que tal como alguns dos aqui presentes, dispensa quaisquer apresentações. Nascido a 1 de Outubro de 1946 em Wolverhampton, Dave Holland é um dos maiores living double bass players ever!

De ascendência britânica, vive no Estados Unidos da América há mais de 4 décadas e para além de brilhante contrabaixista e compositor, tem também a sua própria editora denominada Dare2.

Escusado será dizer que literlamente tocou com TODA a gente no planeta, mas em especial com um grande senhor da música ( ele dizia que não tocava jazz... go figure) chamado Miles Davis.

Abandonou os estudos aos 15 anos de idade para se dedicar à música e rapidamente gravitou para o jazz, tendo como influencia o grande Charles Mingus e Jimmy Garrison. Apenas a título de curiosidade, Miles Davis e Philly Joe Jones ouviram Holland no Ronnie Scott's a tocar num combo de Bill Evans Trio. Jones disse a Holland que Miles queria que ele se juntasse à sua banda para substituir Ron Carter, outro grande nome do contrabaixo e do jazz.

No entanto, Miles havia deixado o UK e Holland não tinha como o contactar, mas passadas 2 semanas deste encontro frugal, Miles deu um prazo de 3 dias a Holland para se por num avião pois havia um gig no club de Count Basie em Nova York. Chegou à Big Apple na noite anterior ao espectáculo, para se juntar a Jack DeJohnette que já conhecia e no dia seguinte Herbie Hancock levou-o ao dito clube. Assim começaram os 2 anos com Miles.

Muito mais haveria para dizer deste grande senhor, dono de um ritmo e musicalidade imcomparáveis, mas é preferivél deixar a música falar por si. Neste trabalho que vos apresento, Dave Holland explora completamente o âmbito da Big Band, aliada a uma qualidade sonora própria das gravações da ECM.

Disfrutem e bom 2011!

Sem comentários:

Enviar um comentário