quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Segunda sugestão musical de 2011

Esta semana trago-vos uma escolha musical no mínimo diferente das que até então vos tenho apresentado, até porque para variar, a vida não é só Jazz Fusão... O artista em audição esta semana entrou-me ontem pela casa dentro e confesso que tendo poucas ou nenhumas referências deste género musical, estou verdadeiramente surpreendido com a singularidade deste, até então, desconhecido interprete.

O interprete em questão, de nome Iarla Ó Lionáird, nascido em Cuil Aodha (um pequeno enclave irlandês no West Cork) no ano de 1964 é um cantor/ produtor irlandês e encontra-se envolvido no movimento Afro Celta Sound System; projecto que pretende a fusão entre a musica moderna de dança como o trip-hop, techno, etc., com a musica tradicional irlandesa (Celta) e com a musica do oeste africano. Este projecto de estilo categorizado algures na gaveta do World Music, tem a grande particularidade de ter todos os seus álbuns editados na Real World Records pertença de um grande senhor da musica, Peter Gabriel.

A título de curiosidade o patriota Padraig Pearse chamou ao lugar onde este interprete nasceu, Cuil Aodha - "the capital of Gaeldom - where every rock conceals a poet's grave", visto que o canto faz parte da sua herança cultural. Cantar é a forma dominante de expressão, tal como a fiddle music está para County Clare.

Iarla Ó Lionárd é um dos mais proeminentes cantores da tradição Sean Nós (Irlandês para estilo antigo) e lançou 3 álbuns a solo, também eles gravados nos Real World Studios. O trabalho que vos apresento é o seu terceiro álbum, denominado Invisible Fields que data de 2005, e que foi considerado o Melhor Álbum Folk pelo Irish Times em 2006. Curiosamente Iarla canta no álbum de Peter Gabriel - OVO.

Uma gravação irrepreensível dos Real World Studios, quer a nível sónico quer a nível musical.
Um must have!

Sem comentários:

Enviar um comentário