segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sugestão da semana

Continuamos na senda dos pianistas e desta feita deixo-vos uma sugestão de outro guru do piano... Nascido a 12 de Junho de 1941, filho de um trompetista, Armando Anthony "Chick" Corea é para além de americano, um compositor e pianista exímio, dono de um génio e ritmo inigualável. Muitas das suas composições são hoje sem margem de dúvida considerados standards de jazz, fruto de uma educação musical que se iniciou aos 4 anos de idade. Aos 8 dedicou-se ao estudo da bateria como instrumento, o que mais tarde viria a explicar o uso do piano como instrumento de percussão.

Sem me alongar muito, pois este senhor também dispensa apresentações, fez parte da banda de Miles Davis atacando literalmente o Fender Rhodes nos 60's e foi pioneiro na fundação e nascimento do movimento de jazz fusão eléctrico. Nos anos 70 fundou o projecto Return to Forever. O registo que aqui deixo é uma referência não só pela qualidade da gravação, que é excelente tendo em conta os anos passados, apesar de já sujeita a processos de remasterização, mas também pela inovação, experimentalismo e musicalidade únicas.

Tem projectos a solo, em registo puramente acústico, eléctrico, electrónico, enfim uma panóplia de música que sem sombra de dúvida irá ficar na história...

My Spanish Heart, data de 1976, e combina a fusão com a musica tradicional latina, quiçá influência do grande Ernest Hemingway, também ele amante da alma espanhola. Está entre os álbuns mais aclamados de Chick Corea, mas este encontra-se apenas entre os restantes 50 Awards que recebeu em toda a sua carreira.

Vale a pena ouvir!

Sem comentários:

Enviar um comentário